quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A CRIANÇA QUE NÃO QUERIA FALAR

Título Original: One Child


Autora: Torey Hayden





Esta é a história verídica de Sheila, uma menina de 6 anos. É a sua luta no MUNDO REAL. Com a ajuda da sua professora Torey (autora do livro), esta criança brilhante vai descobrir que existe mais neste mundo do que a negligência e o abandono que conhece.Sheila é integrada na aula de Torey, para crianças perturbadas e/ou com doenças mentais, algumas semanas depois do início do ano lectivo. O seu primeiro dia de aulas foi péssimo, Sheila causa estragos e quase leva a doce professora ao desespero. Mas com amor incondicional, muita fé e paciência, Torey consegue cativar esta que é, no fundo, uma menina carinhosa.
Sobre a autora: Torey Hayden nasceu no dia 21 de Maio de 1951, em Livingston, Montana, nos Estados Unidos da América. Tirou várias especializações com crianças especiais, como autistas ou esquizofrénicos, e com perturbações causadas por traumas, como a violência doméstica, o abandono, etc. “A Criança que Não Queria Falar” foi o seu primeiro livro, escrito em 1980. Foi primeiramente escrito apenas como uma história pessoal para Torey se recordar do seu tempo extraordinário com Sheila. Demorou apenas oito dias a ser escrita, e só depois de ter terminado é que a autora considerou publicar o livro.
Opinião Pessoal: Recomendo vivamente a leitura deste livro, pois é uma experiência interessantíssima que nos desperta para as dificuldades do outro mundo real, para o confronto entre a dita normalidade e estas situações perturbantes e, acima de tudo, para a coragem de uma criança que nunca conheceu mais nada senão a violência, o abuso, o profundo desequilíbrio. Ao lermos esta VIDA, poderemos entender, aceitar e até intervir melhor nos mundos destes grupos especiais de crianças… “esta turma de malucos”, como Sheila a caracteriza.
Citações: O poema de Sheila é a melhor citação que surge nesta obra, uma vez que mostra o quanto era sábia esta criança, ao mesmo tempo que traduz a excessiva sensibilidade desta educadora. - “As pessoas interrogam-me, muitas vezes, sobre o poema pendurado na parede do meu gabinete. Parece-me de inteira justiça que conheçam a criança que o escreveu. Só espero ter tido metade do seu talento para escrever este livro.” – Torey Hayden, “A Criança Que Não Queria Falar”.






Diana 11º I

6 comentários:

Anónimo disse...

A Criança que não Queria Falar é uma obra que me atraiu desde o primeiro momento em que a vislumbrei nas montras das papelarias.Porém, a vertigem do dia-a-dia não me tem permitido tempo para a degustar.Fiquei felicíssima quando descobri, por acaso, este blog e aí encontrei a tua opinião a propósito deste livro. Fiquei encantada e prometo que ainda esta semana o lerei. Daqui a oito dias dar-te-ei a minha resposta e parecer.É necessário sensibilizarmo-nos/consciencializarmo-nos, de um modo mais real/real/real..., sobre a existência destes casos, perfeitamente abomináveis.

Um beijinho a ti e a todos os que se preocupam com a HUMANIDADE

Anónimo disse...

Passar por este blog, leva-me a recordar com saudade os meus tempos de estudante adolescente e as leituras que fazia, por gosto. Lamento não ter tempo para viajar, tal como vocês, por estas obras.

Continuem este trabalho, pois assim manter-me-ão em contacto com livros desconhecidos..

Bom trabalho e melhor ano

Anónimo disse...

Passar por este blog, leva-me a recordar com saudade os meus tempos de estudante adolescente e as leituras que fazia, por gosto. Lamento não ter tempo para viajar, tal como vocês, por estas obras.

Continuem este trabalho, pois assim manter-me-ão em contacto com livros desconhecidos..

Bom trabalho e melhor ano

Anónimo disse...

tanto este como os outros livros da autora me parecem fabulosos!! vou querer ler toodos!
a forma como os livros estao escritos mostram-nos uma visao da vida muito mais lutadora e dificil do que a nossa e faz com que nos sintamos pequenissimos em relação ao mundo destas crianças!!
Embora so tenha lido um bocado do livro acheio super cativante e envolventee!
Bom trabalhoo
beijinho**

Anónimo disse...

ola. realmente esse livro é muito fixe. neste momento tou a ler a continuaçao do livro :"A menina que nunca chorava" tambem 5estrelas . nao fica nada atras desse. bjs*

catarina monteiro disse...

ola outraves enganei me ao escrever o comentari nao e shela renstd mas sim sheila renstad bj novamente