sábado, 13 de março de 2010

PAULA, DE ISABEL ALLENDE

Paula, de Isabel Allende, não se trata apenas de um drama. Em algumas partes do livro é possível observar um ar de comédia, tem algo de sobrenatural e é um documentário maravilhoso sobre um época, sobre um país, sobre um livro para nos fazer rir, chorar e nos encantarmos pela vida magnífica desta grande escritora.

O facto de ela colocar num livro, não muito extenso, praticamente toda a sua história e da sua família, com todos aqueles familiares esplêndidos, faz-nos considerar que estamos a participar nas histórias contadas.

Para contar todo o seu drama e sofrimento no leito da sua filha, devido a uma doença que a levou a um estado de coma profundo, Isabel começou a escrever este livro para que, quando Paula acordasse deste coma, pudesse relembrar, através destas páginas, toda a história da sua família, desde o seu início, com todos os detalhes; a partir dos seus parentes mais antigos que chegaram ao Chile, para dar início à saga de uma família de grandes personalidades

Com a leitura deste livro, interessantíssimo, podemos tirar várias lições de vida. Isabel Allende garante que esta obra não é sobre a morte. Caracteriza-a como uma memória trágica da história da morte de uma jovem rapariga, mas sobretudo uma celebração de vida. Isabel Allende já sabia do estado da sua filha há muito tempo – Paula era portadora de porfíria (doença que degenera o mecanismo do fígado e reflecte-se depois a nível gastrointestinal e neurológico), doença hereditária que recebeu através do pai, Miguel Frías, o primeiro marido da escritora. Paula ficou em coma durante um ano, acabando por falecer em casa da mãe e do padrasto na Califórnia, a 6 de Dezembro de 1992, com apenas vinte e nove anos de idade.

Esta obra é bastante nítida e clara, porque se difícil é escrever sobre a morte, ainda mais doloroso é escrever sobre a morte de um filho. Isabel Allende começou por contar uma história para que a filha não se sentisse perdida no despertar, mas as páginas que redigiu transformaram-se numa lenta meditação, sem destinatário específico, e por isso gostei imenso.



Ana Rita Lacerda 11ºD

A PRISÃO DO SILÊNCIO

Kevin Richter, um rapaz de quinze anos, vivia num mutismo voluntário há cerca de oito anos. Durante todo este tempo frequentou diversas instituições de acolhimento. Foi então que, no Instituto Garson Gayer, Kevin conheceu a técnica de ensino especial, Torey Hayden. Esta fora sido contratada, a fim de ajudar o rapaz a sair da sua “prisão” e a tentar perceber as razões que o levaram a tal.

Quando Torey viu Kevin pela primeira vez, encontrou-o debaixo de uma mesa, barricado , com as cadeiras à volta. Balançava o corpo para a frente e para trás com o medo estampado no rosto. Para além de não pronunciar uma palavra, recusava-se também a tomar banho, pois tinha pânico da água e de se despir por completo. Todo o pessoal de Garson Gayer o tratava por Enjaulado e consideravam-no um caso perdido. Mas Torey não desistiu dele como muitos outros haviam feito. Levava-lhe livros de pintar, para as sessões, juntamente com canetas de feltro e lápis para colorir. Foi assim que lhe descobriu o talento para a pintura.

Mesmo face a estes progressos, Torey não se dava por satisfeita com a falta de informações do processo do rapaz. Já o lera dezenas de vezes, mas de nada lhe serviu. Após ter arranjado o contacto de uma antiga assistente social, que se ocupara do caso de Kevin há alguns anos, Torey veio a descobrir uma terrível história de violência e abandono: Kevin vivera com a mãe, o padrasto e as suas duas irmãs mais novas, Carol e Emily.

O padrasto de Kevin era alcoólico e, devido a esta anomalia, Kevin recusava-se a dirigir-lhe uma sequer palavra. O padrasto, perante tal afronta, maltratava as irmãs diante do rapaz e chegou mesmo a abusar de Carol, a irmã mais nova. Mas não ficou por aqui. Certa noite, o padrasto chegou a casa em tal estado que se zangou com a pobre Carol. Kevin, na tentativa de proteger a irmã, suplicou à mãe que fizesse algo, que o tentasse impedir de bater na menina. Mas esta respondeu-lhe que não se metesse nos assuntos deles. Carol foi espancada até à morte com a placa do fogão até se conseguirem ver os miolos espalhados na enorme poça de sangue.

Hayden trabalhou com Kevin durante cerca de três anos. Foi um processo lento de evolução, mas no fim, Kevin tinha vencido todos os seus medos e os “ataques de fúria” (esquizofrenia) estavam bastante mais controlados. Já se parecia com um rapaz normal, como ele referiu numa das sessões.

Torey arranjou uma casa de acolhimento para Kevin. Nesta casa, para além da recente presença do rapaz, viviam mais cinco adolescentes com passados semelhantes e um casal que desempenhava o papel de pais. No início, Kevin não gostou da casa e nem sequer fez um esforço pois, recentemente tinha sido rejeitado. Mas Torey convenceu-o. Voltou à escola e encontrava-se bastante feliz e orgulhoso dos seus resultados. A sua vida tinha ganho um novo rumo e, como todos os adolescentes, apaixonou-se pela primeira vez…


Rita Almeida

O ALQUIMISTA

Santiago era um pastor que tinha trocado a vida de frade, vida desejada pela sua família de poucas posses, pela de pastor, pois sempre sonhara viajar, enquanto pastava as suas ovelhas por Andaluzia.

Certa noite, Santiago levou as suas ovelhas para uma igreja, em ruínas, onde sonhou com uma criança que o levara até às Pirâmides do Egipto e que lhe disse que se ele fosse até lá encontraria um tesouro. O sonho repetiu-se por várias noites, o que levou a procurar uma cigana para que interpretasse o seu sonho. Esta disse-lhe que devia fazer exactamente o que a criança lhe pedira. Santiago não acreditou nas palavras da cigana, mas ao encontrar um senhor, que afirmava ser o Rei de Salém e que o aconselhou a fazer o que o sonho pedia, começou a acreditar que essa era a sua Lenda Pessoal (aquilo que sempre se desejou fazer) e que o dever de todos os homens era cumpri-la.

Após a conversa com o Rei, o protagonista parte para o Norte de África. Chegado a Tânger é-lhe roubado todo o seu dinheiro, o que o leva até um Mercador de Cristais ao qual se oferece para trabalhar, por um dia, para poder recuperar o seu dinheiro. Porém, anos de trabalho eram precisos para o conseguir. Sem mais esperança, Santiago decide trabalhar com o Mercador, para ter dinheiro para comprar ovelhas. Durante o período em que trabalhou com o Mercador, o negócio cresceu, voltando a prosperar como nos primeiros tempos, o que fez com que Santiago ganhasse muito mais do que seria de esperar, o que permitiu que partisse numa caravana pelo deserto com destino às Pirâmides.

Na viagem aprende, com os sinais do deserto, a interpretar os Sinais de Deus e os segredos da Alma do Mundo, bem como a Alquimia, pois na caravana ia um inglês que tinha como destino o oásis, onde morava um alquimista que tinha conseguido obter a Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida.

Devido a uma guerra de clãs, o oásis era um porto seguro por ser território neutro e para o inglês era a oportunidade de encontrar o alquimista. E foi enquanto o ajudava, que Santiago conhece a mulher pela qual se apaixona à primeira vista: Fátima.

Uma tarde, ao interpretar um sinal, Santiago impede que o oásis seja atacado por uma dos clãs e é depois que conhece o alquimista, que se oferece para o ajudar a atravessar o deserto até às Pirâmides.

Perto do seu destino são feitos reféns, por um dos clãs, e a única forma de poderem seguir viagem é a de Santiago transformar-se em vento; feito que consegue, através da Alma da Mundo.

Já perto das Pirâmides, o protagonista escava no local onde o seu coração disse que se encontraria o tesouro. Enquanto o fazia é assaltado e espancado; no entanto, quando pensava ser o seu fim, o chefe dos assaltantes conta-lhe que ele também tinha tido um sonho acerca daquele local e em que lhe diziam que devia ir a Espanha procurar um tesouro, numa igreja abandonada, onde os pastores dormiam com as suas ovelhas. E é assim que Santiago fica a saber o local do seu tesouro.

Volta assim a Espanha, para ir buscar o seu tesouro, tendo em mente que se o tivesse encontrado, na noite em que teve o sonho, não teria aprendido tudo que a viagem teve para lhe ensinar e não teria conhecido Fátima, para quem se preparava para voltar, pois esta esperava-o no oásis.


 

Ariana Peredo, 11º D

AMOR EM MINÚSCULAS

Samuel é um professor universitário, que vive no mais perfeito isolamento e, na última noite do ano, tem a certeza de que os 365 dias seguintes não serão muito diferentes daqueles que passaram: milhares de provas para corrigir e aulas para preparar... Desperdiça os seus dias em idas e vindas do seu apartamento, onde se refugia na leitura e música e nas aulas da Universidade de Barcelona que o fazem sentir-se ainda mais fora do contacto social.

Até que um dia, um gatinho abandonado entra pela sua casa dentro, rompendo a solidão do professor. Porém, Samuel não imaginava que aquela “visita” seria o começo de uma incrível mudança na sua vida. Mishima, nome que Samuel deu ao gato, leva o seu dono a conhecer várias personagens, como por exemplo: Titus, que era coleccionador de sabedorias com quem jamais tinha trocado palavra, o enigmático Valdemar – obcecado com uma viagem à lua e, também, uma veterinária com dotes de psicóloga.

Com a ajuda de Mishima, Samuel redescobre um amor de infância perdido, pois o gato leva-o a conhecer o velho, este que acompanha Samuel até à loja de comboios, e aí reconhece Gabriela, o tal amor, após trinta anos.

Desta maneira, Samuel vai abrindo as “portas” à vida e vive intensamente os acontecimentos do dia-a-dia, aprendendo que basta uma minúscula dose de amor, para dar cor e música à vida.


Andreia Simões, nº5, 11ºD

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS

Bruno é uma criança de nove anos que vive com a sua família em Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial.

Tudo corria bem na sua vida, quando o seu pai, oficial do exército alemão, foi promovido e tiveram que mudar de casa.

Então, da sua grande casa em Berlim, mudou para uma casa mais pequena, em “Acho-Vil”. Lá não tinha amigos para brincar nem sítios para explorar, pois os seus pais não o deixavam sair do jardim. Da janela do seu quarto conseguia ver uma grande vedação e, do outro lado, umas casa pequenas e muitas pessoas, vestindo o que parecia ser um pijama às riscas.



Um dia, casado de estar em casa, Bruno sai do jardim, sem os seus pais saberem, e caminha junto à vedação durante algum tempo, até que vê um rapaz muito magro, pálido e vestido com o tal pijama às riscas. Bruno conversa com o rapaz e descobre que o seu nome é Shmuel, que tem nove anos, que é judeu, que costumava viver na Polónia, com a sua família, e que foi levado para aquele lugar de que não gostava. Bruno não consegue entender porque razão Shmuel não gostava daquele sítio, onde tinha tanta gente para brincar.

Os dois continuaram a ver-se e tornam-se grandes amigos.


Um dia, quando estão juntos, Shmuel confessa que está muito preocupado, porque não consegue encontrar o seu pai e Bruno oferece a sua ajuda para ir procurá-lo. Shmuel deve arranjar um pijama para Bruno, para que este não chame as atenções no outro lado da vedação. No dia seguinte, Bruno chega à vedação, como combinado, veste o pijama e passa para o outro lado. Depois de algum tempo de busca, começam a soar apitos e os militares reúnem forçadamente as pessoas que vestiam os pijamas listados.

Havia uma grande inquietação, pois as pessoas reunidas nunca mais eram vistas. Bruno não o sabia e porque o seu pai era militar, não estava preocupado, pois tinha aprendido a confiar neles. Foram todos levados para uma sala fechada, onde ficaram muito apertados e Bruno segura a mão de Shmuel com muita força, e diz-lhe que ele é o seu melhor amigo, para toda a vida. A amizade entre os dois era tão forte que o que o unia aos seus amigos, que deixou em Berlim, não passava de uma leve recordação.



O pânico instalou-se quando a porta de entrada foi subitamente fechada e um som metálico se ouviu do lado de fora. Bruno ficou intrigado, mas como estava um dia muito chuvoso, pensou que era para abrigar as pessoas da chuva, para que não ficassem doentes. De repente, a sala ficou muito escura e, apesar de toda a confusão, Bruno apercebeu-se de que ainda estava a apertar a mão de Shmuel e que nada no mundo seria capaz de convence-lo a largá-la.

Bruno nunca mais foi visto, o que destruiu a sua família.

 
Ana Marta 11º D.