sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A História Interminável




A História Interminável é uma singular fantasia épica com tudo o que se possa imaginar ser possível encontrar num livro com este título: existem criaturas e paisagens para todos os gostos e até para qualquer que seja o estado de espírito; existem armas nunca vistas e amuletos que conferem poderes fantásticos a quem os possui. No fundo, é uma história acerca do que poderia acontecer se alguém do nosso mundo pudesse dar um saltito até ao mundo de lá, confrontando-se com todas as aventuras que mais gostaríamos de viver.

O nome do criador desta História épica é Michael Ende que, infelizmente, já faleceu mas que deixou uma carreira notável para trás, pois muitas das suas obras são conhecidas em todo o mundo. Note-se que, na sua maioria, elas foram adaptadas para o cinema, a rádio, a televisão e o teatro, A Historia Interminável.


Assim, para nós, A História Interminável inicia-se quando um rapaz chamado Bastian Baltasar Bux entra numa livraria… o que não quer dizer que não possamos descobrir outros inícios… Aqueles que se interessarem verdadeiramente por esta leitura, cedo se aperceberão dessa existência

Bastian é um rapaz com cerca de 10 anos e que não é muito dado nem para o exercício físico nem para os estudos. Nessa Livraria, Bastian descobre um livro com o nome de A História Interminável. Levado pela curiosidade acaba por se esconder no sótão da sua escola de modo a poder ler o livro mais à vontade. E a partir daí, sem o saber, começa a viver a sua própria História Interminável.

A História começa com mensageiros, vindos de todos os pontos do Reino da Fantasia, a dirigirem-se para a Torre de Marfim devido a um mal, que afectava esse mundo, e que ninguém sabia resolver.
Ora, na Torre de Marfim, habitava a Imperatriz Criança que era como uma líder para todos os seres vivos da Fantasia. Porém, também ela sofria com o mal que dizimava o seu Reino e sentia-o mais do que qualquer outro habitante. A Imperatriz Criança adoecera de um modo muito estranho, parecendo que a sua doença se relacionava com o que acontecera a Fantasia.
Foi então nomeado Atreiú que, com ajuda do amuleto protector que pertencia à Imperatriz Criança, e que lhe serviria de protecção a si também, poderia salvar a Imperatriz e o Reino. Depressa Atreiú percebeu que o único modo de ajudar a Imperatriz Criança consistia em dar-lhe um outro nome, todavia, nem Atreiú nem nenhum outro ser vivo de Fantasia possuía a capacidade de inventar o que quer que fosse. Apenas podiam usar coisas que já inventadas e existentes em Fantasia.
Nesse sentido e para que tal acontecesse, Atreiú deveria encontrar um humano, ou seja, ele teria de vir ao mundo dos Humanos procurar alguém que pudesse dar um novo nome à Imperatriz Criança.
E é ai que entra Bastian. Este nunca gostara do seu mundo, pois não se sentia desejado nem tinha amigos. A sua mãe falecera, por isso, vivia sozinho com o seu pai que não lhe dava muita atenção. Bastian decidiu ficar a ler a história no sótão da escola e, a certa altura, quis tanto entrar no Mundo da Fantasia tal como Atreiú desejou que um humano surgisse e desse um nome novo à Imperatriz Criança e salvar a Fantasia. As vontades/os desejos destes dois seres foi de tal modo forte que Bastian acaba por entrar no Reino da Fantasia, dando um novo nome à sua Imperatriz – Filha da Lua seria o seu nome a partir daquele momento.
Bastian encontrava-se agora na Fantasia e tinha o poder de pedir tudo o que queria porque tudo o que ele inventasse se tornava realidade. Tornou-se forte, grande e muito poderoso nesse espaço. Contudo, Bastian não se apercebia de que a cada desejo que pedia, ia perdendo uma memória do seu Mundo, tornando cada vez mais difícil o seu regresso. A certa altura, Bastian torna-se demasiado poderoso em Fantasia, esquecendo-se quase do seu Mundo Real e torna-se arrogante e frio com intenções de se tornar Imperador da Fantasia. Mas o destino acaba por ajudar Bastian e com a ajuda de alguns seres vivos da fantasia e da sua própria vontade acaba por voltar ao seu mundo. A partir desse dia em que voltou ao Mundo dos Homens o seu Pai passou a dar-lhe mais atenção e o próprio Bastian sentia-se mais confiante. Entre o que contei aqui ainda existem muitas histórias por contar. Mas isso é uma história diferente e terá que ser contada noutra ocasião.

Opinião Pessoal.
Pessoalmente, acho que é um bom livro que pode ser lido tanto por crianças como por adultos. Não tem uma linguagem demasiado complicada e, pelo facto de ter tantas histórias interligadas, acaba por não se tornar entediante de ler. Puxa muito pela nossa imaginação e para quem não viu o filme é uma história nova a descobrir, e é certo que se aperceberão de que Bastian poderá ter semelhanças com grande parte das pessoas, ou mesmo de nós próprios.

Citações Preferidas:

- “Faz o que quiseres”.
- “Mas isso é outra história e terá que ser contada noutra ocasião”.
- “Tudo uma vez apenas acontece,
E é dessa vez que deve suceder”.


Pedro Oliveira, 11 I